top of page

Após quase 30 dias de mobilização, servidores do IMA conquistam o retorno da DBIO para o Instituto


Decisão foi publicada na edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (05)





Após quase 30 dias de mobilização na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA) que culminou com ato no dia 04/07, em protesto ao Decreto 173/2023, que transferia a Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBIO) para a Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), os servidores do IMA conquistaram a revogação do decreto. A decisão foi publicada na edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (05).


“Uma vitória para todos os servidores do IMA, que contou, ainda, com o apoio da presidência do Instituto. Vamos continuar unidos pela efetiva estruturação e fortalecimento do nosso órgão, a partir de agendas definidas com o Governo”, declarou o presidente da ASSIMA, Bruno Sodré.





Na manhã desta quarta-feira (05), membros da diretoria da ASSIMA estiveram reunidos na Assembleia Legislativa (Alesc), com o líder do governo, deputado Edilson Massocco e com a presidente do IMA, Sheila Meirelles, para enfatizar a importância da DBIO seguir dentro do quadro de diretorias do Instituto do Meio Ambiente (IMA).


“O IMA, historicamente, desde as pesquisas do padre Raulino Reitz, é responsável pela identificação e implementação de áreas para conservação no estado, já que é o órgão executor da política de meio ambiente, dentre outras frentes como o manejo e licenciamento de fauna silvestre. Não poderíamos deixar que a saída de uma das três vertentes de atuação do IMA afetasse o desenvolvimento sustentável do estado”, explicou a diretora da ASSIMA, Elaine Zuchiwschi.





“A conservação da biodiversidade e as próprias unidades de conservação estaduais estão no DNA do IMA. Ficamos felizes por essa reversão e agora vamos lutar para a efetiva implementação do nosso Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), promessa firmada com o então candidato ao governo do estado e hoje governador, Jorginho Mello”, complementou Sodré. A Presidente do IMA também se comprometeu no dia de ontem a estabelecer comissões para discussão junto aos servidores do Regimento Interno do IMA e do PCCV.


A ASSIMA agradece o empenho de todos que contribuíram para esta reversão, com destaque para a presidente Sheila Meireles, o Secretário da Casa Civil, deputado Estêner Soratto da Silva Júnior, o líder do governo na Alesc, deputado Edilson Massocco e também ao Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais de Santana Catarina (SINTESPE).

120 visualizações
bottom of page