top of page

ASSIMA acompanha discussões sobre a Balneabilidade no Estado

Durante esta semana esteve em foco nas mídias catarinenses o serviço de balneabilidade realizado pelo IMA devido alterações sugeridas pelo Governo do Estado. As análises de balneabilidade em praias e outros corpos d’água utilizados para banho pela população são realizadas pelo IMA desde 1976 e abrangem 231 pontos, a segunda maior abrangência no país.


O IMA realiza as análises a partir de seu corpo técnico, em laboratório próprio. A coleta das amostras eram feitas exclusivamente por técnicos do IMA até 2018, quando essa tarefa foi compartilhada com o Corpo de Bombeiros do Estado.


A ASSIMA esteve atenta às discussões sobre as alterações propostas na balneabilidade nesta semana, estando em contato permanente com os técnicos que atuam no programa e que participaram das discussões.


Tivemos informação de que a metodologia para as análises não será alterada, que será apenas aumentada a frequência de amostras em 82 pontos de coleta durante a temporada de verão e que foi firmado Termo de Cooperação entre o IMA, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), o Corpo de Bombeiros para auxiliar nas coletas e na suplementação de insumos. Além destas instituições, a Secretaria Estadual de Saúde realizará pesquisa de cargas virais pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).


Destacamos que eventuais alterações metodológicas no programa de balneabilidade devem ser amplamente discutidas com a equipe de servidores especializados do quadro do IMA e nos fóruns adequados, como o Conselho Nacional de Meio Ambiente, o qual concentra os maiores especialistas na área.


A ASSIMA espera que sejam realizadas melhorias dos serviços do laboratório, como as previstas para a infraestrutura física, adequação do quadro de pessoal e manutenção de estoque seguro de insumos para atendimento às demandas.


Por sua vez, reforçamos ainda que os resultados das análises de balneabilidade são reflexo das condições ambientais encontradas no estado e que a melhoria desses resultados depende principalmente de investimentos em esgotamento sanitário e na drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além de fiscalização sanitária e ambiental.


A ASSIMA zela pela excelência institucional e base técnica sólida na prestação dos serviços realizados IMA em prol da sociedade, visando maximizar a qualidade ambiental no estado. O IMA possui excelentes técnicos que estão aptos a contribuir com a melhoria da gestão ambiental do Estado e a ASSIMA se coloca à disposição também para contribuir.

86 visualizações
bottom of page