Há um mês dos 50 anos do IMA-SC, servidores do Instituto aguardam aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos
- Assima
- há 19 horas
- 2 min de leitura
Expectativa é que pleito histórico seja encaminhado até o dia 30 de julho

30/06/2025
Faltando um mês para a comemoração dos 50 anos do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a Associação dos Servidores do IMA-SC (ASSIMA) está na expectativa para conquistar a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores. As negociações junto ao Governo do Estado se fortaleceram nas últimas semanas e o objetivo é encaminhar o pleito, histórico para a categoria, até o dia 30 de julho.
Como parte dessa mobilização, a Associação desenvolveu o Plano Estratégico de Carreira (PEC) da categoria, documento que consolida diretrizes para o fortalecimento da carreira no âmbito técnico-científico e institucional. O PEC, juntamente com o PCCV, possui o intuito de garantir a vitalidade da carreira dos servidores do IMA, a resiliência frente às oscilações políticas e o próprio impulsionamento da carreira dos servidores no âmbito técnico-científico.
Para o analista e fiscal da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente de Itajaí, Wagner Cleyton Fonseca, que atua há 16 anos no IMA, a expectativa é grande para a aprovação do PCCV, que é visto pelos servidores como um instrumento de estímulo à qualificação e à melhoria da performance no trabalho.
Atualmente, segundo Fonseca, não há diferenciação salarial entre quem investe em estudos e quem não busca formação continuada. “Hoje, recebemos o mesmo salário, independentemente de estudarmos ou não, o que é frustrante para quem se dedica e busca aprimoramento. E nós, que trabalhamos com o meio ambiente, precisamos estudar sempre, pois muitas coisas novas estão sendo descobertas. Nosso papel é fundamental para assegurar a qualidade de vida da população catarinense”, pontua.
Momento decisivo
Na avaliação do presidente da ASSIMA, Bruno Sodré, o momento é decisivo. “Estamos diante de uma oportunidade histórica. O cinquentenário do IMA simboliza não apenas cinco décadas de serviço público ambiental, mas também a urgência de reconhecer o papel técnico e estratégico dos servidores que sustentam essa trajetória. O PCCV é um passo fundamental para garantir a continuidade e a excelência das políticas ambientais em Santa Catarina. Nossa luta é pelo reconhecimento, valorização e respeito pelos profissionais do IMA”, destaca Sodré.
A ASSIMA segue dialogando com o Governo do Estado e reforçando a importância da aprovação do plano dentro do calendário simbólico dos 50 anos do IMA, como forma de celebrar não apenas a história da instituição, mas o futuro do serviço ambiental público em Santa Catarina.