Buscar

IMA se destaca em eficiência no licenciamento ambiental em 2020

Atualizado: Mar 5

Apesar do ano desafiador diante da pandemia do COVID-19, a equipe do IMA fez um 2020 histórico com grandes realizações e muitos projetos realizados, conforme balanço das atividades publicado no site do IMA (clique aqui para ver o balanço na íntegra).


No licenciamento ambiental, os números apontam um salto de eficiência e dedicação de seu corpo de colaboradores nunca vista na história da instituição. O IMA encerrou 2020 com 8.381 processos protocolados e 9177 processos finalizados (licenças e autorizações florestais), o que representa uma taxa de conclusão de 109,5% (dados até 21 de dezembro). Isso representa que o IMA analisou mais processos do que os que entraram. Tais marcas impressionantes deixam o IMA cada vez mais próximo de alcançar as metas de zerar a fila do licenciamento da instituição.


Segundo levantamento feito pela ASSIMA, o IMA se destacou em produtividade e eficiência no licenciamento em relação a outros órgãos ambientais estaduais do Sul do país. Em 2020, o IMA ocupou a vice-liderança em quantidade de processos concluídos, se considerarmos todas as licenças, autorizações de exploração florestal, certidões, declarações e autorizações gerais emitidas. O órgão estadual de Santa Catarina concluiu 18.733 processos de licenciamento, enquanto a FEPAM/RS conclui 13.644 processos e o IAT/PR (ex-IAP) concluiu 22.425 processos.


Se compararmos a proporção entre número de processos concluídos e a quantidade de servidores lotados nos respectivos órgãos, temos que no ano de 2020 o IMA concluiu atingiu a marca de 51,6 processos concluídos por servidor, enquanto que nos demais estados foram 30,3 processos/servidor (IAT/PR) e 41,6 processos/servidor (FEPAM/RS). Portanto, verifica-se que o órgão estadual de SC foi o que apresentou a maior taxa de conclusão de processos concluídos em relação ao número de servidores dentre os órgãos ambientais estaduais do sul do país.


Tais avanços foram resultados da grande colaboração de toda a equipe do IMA, focada pela busca da excelência, melhoria da qualidade técnica dos procedimentos e comprometida com a ética na execução das atividades.





Fontes dos dados mencionados:


Processos concluídos no IAT/PR: http://www.sga.pr.gov.br/sga-iap/consultarProcessoLicenciamento.do?action=iniciar


Processos concluídos no IMA/SC

https://consultas.ima.sc.gov.br/relatorio


Processos concluídos na FEPAM/RS http://ww3.fepam.rs.gov.br/servicos/resultados/prod_total.asp


Dados de servidores do Estado do Paraná:

http://www.transparencia.pr.gov.br/pte/pessoal/servidores/poderexecutivo/remuneracao?windowId=aaa


Dados de servidores do Estado de Santa Catarina:

http://www.transparencia.sc.gov.br/remuneracao-servidores


Dados de servidores do Estado do Rio Grande do Sul:

http://www.transparencia.rs.gov.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=Transparencia.qvw&host=QVS%40QLVPRO06&anonymous=true


Balanço de 2020 do IMA:

https://www.ima.sc.gov.br/index.php/noticias/1557-balanco-2020-ima-supera-ano-desafiador-com-avancos-novidades-e-conquistas-em-todas-as-areas


43 visualizações0 comentário