Servidores do IMA aguardam com expectativa anúncio de Plano de Cargos, Carreira e Subsídios da categoria pelo Governo do Estado
- Assima
- 30 de jul.
- 2 min de leitura
Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente espera que governador Jorginho Mello oficialize PCCS nesta quarta-feira (30), durante solenidade pelos 50 anos do órgão

30/07/2025
A Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (ASSIMA) acompanha com expectativa a possibilidade de anúncio oficial do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) da categoria pelo Governo do Estado. Entre os servidores, a espera é para que o governador Jorginho Mello oficialize o documento durante a cerimônia de comemoração dos 50 anos do órgão, que acontece nesta quarta-feira (30), às 19h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
A efetivação do plano é uma demanda histórica da categoria, articulada há anos pela ASSIMA em diálogo com o Governo do Estado. A expectativa é que, com o anúncio, o projeto de lei seja encaminhado para tramitação junto à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), a fim de ser aprovado e implementado ainda neste ano. “Esperamos que depois de todas as semanas de negociação e os ajustes que foram feitos no plano, a pedido do Governo do Estado, seja anunciado nesta quarta-feira o envio do PCCS para a ALESC”, destaca o presidente da ASSIMA, Bruno Sodré.
Conforme Sodré, o processo de construção do PCCS começou em 2022 e envolveu diálogo técnico, participação dos servidores e forte mobilização institucional. “Chegamos a um plano maduro, pronto para ser apreciado pelo Legislativo. A expectativa é positiva, mas, caso não haja o anúncio nesta ocasião, precisaremos repensar toda a forma de negociação com o Governo”, frisa Sodré.
A cerimônia desta quarta-feira celebrará os 50 anos do IMA, com homenagens à trajetória dos servidores desde a criação da antiga Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente (FATMA), em 1975, até sua reestruturação como Instituto do Meio Ambiente, em 2017. A ASSIMA reforça a importância desse reconhecimento histórico e da valorização concreta das carreiras públicas socioambientais no Estado.
Sobre o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios
O PCCS foi produzido com a participação de representantes da ASSIMA, nomeados pela portaria nº 90/2024, e concluído no fim do ano passado. Posteriormente, no primeiro semestre deste ano por meio do projeto “ASSIMA na Estrada”, o documento foi apresentado às 16 regionais do IMA, bem como a entidades representativas, para momentos de escuta ativa.
Aliado ao PCCS, os servidores também desenvolveram o Plano Estratégico de Carreira (PEC) da categoria, que também volta o olhar para a conjuntura das políticas ambientais em médio e longo prazo, a necessidade de maior resiliência frente às oscilações políticas e o próprio impulsionamento da carreira dos servidores no âmbito técnico-científico. Um documento completo, que dará as diretrizes necessárias à carreira dos servidores do Instituto.
Comentários