top of page

Atuação do IMA é essencial para futuro socioeconômico e ambiental de SC e servidores aguardam valorização da carreira

  • Foto do escritor: Assima
    Assima
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Profissionais garantem serviços estratégicos para o desenvolvimento sustentável e esperam o encaminhamento, pelo Governo do Estado, do Plano de Cargos e Subsídios à ALESC, após meses de negociações com a categoria


ree

20/10/2025


Responsáveis por proteger os recursos naturais de Santa Catarina, os servidores do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC) desempenham funções técnicas de alta complexidade e importância estratégica para o desenvolvimento sustentável do estado. Diariamente, atuam na emissão de licenças ambientais, na fiscalização de irregularidades, no monitoramento da balneabilidade das praias e na implementação de políticas de conservação ambiental e na gestão de áreas protegidas, um trabalho técnico essencial para a garantia da segurança jurídica de empreendimentos e do patrimônio natural do Estado.


Neste cenário, diante de tamanha importância no que diz respeito à sua atuação, os servidores aguardam com expectativa a concretização da valorização da carreira. Isso, porque após meses de tratativas e negociações entre os servidores e o Governo do Estado, a expectativa é de que, nesta semana, seja finalmente encaminhado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) da categoria, um avanço histórico para a valorização da atuação dos profissionais.


O plano, que vem sendo acompanhado de perto pela Associação dos Servidores do IMA (ASSIMA), representa um passo concreto na busca por formação continuada e remuneração condizente com as especializações exigidas para o exercício da função pública ambiental.

“O cumprimento de tais compromissos, além de contribuir significativamente com o alcance das metas ambientais em nível global, cria um diferencial competitivo para a economia catarinense. Isso reforça a elevada importância do IMA e de seus servidores na promoção do desenvolvimento sustentável do estado”, ressalta o presidente da ASSIMA, Bruno Sodré.


Alta produtividade e complexidade técnica

Somente no primeiro trimestre de 2025, o IMA concluiu cerca de 2,5 mil licenciamentos ambientais, autorizações e certidões. Foram concedidos 2.549 processos e arquivados ou indeferidos outros 246, com índice de conclusão de 100,76%. Entre os documentos emitidos, destacam-se 194 licenças de operação (incluindo renovações), 67 licenças de instalação, 44 licenças prévias e 41 licenças prévias com dispensa de instalação.


Trata-se de um volume expressivo de trabalho técnico, que exige dos servidores constante atualização e formação especializada. “A complexidade da nossa atuação é ampliada ainda mais pelas aceleradas mudanças no trato das questões ambientais. Se traçarmos um paralelo, podemos afirmar que as instituições estão apenas se adaptando à velocidade e intensidade das pressões exercidas sobre o meio ambiente em que vivemos. Tal constatação incorre na necessidade de permanente atualização e capacitação ao qual os servidores têm se dedicado. Sem esta base sólida, qualquer decisão ou julgamento adotado será subjetivo”, destaca Sodré.


É nesse contexto que o PCCS, elaborado com contribuição direta da ASSIMA, se apresenta como uma medida necessária e urgente, uma vez que um de seus principais objetivos é valorizar a formação continuada e corrigir distorções salariais. Com isso, o seu encaminhamento e posterior aprovação na ALESC representa um passo estratégico na consolidação de uma carreira mais justa e comprometida com a missão pública de proteção ao meio ambiente catarinense.


ree
ree
ree

 
 
 

Comentários


Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina

Avenida Mauro Ramos, 428 - Centro - Florianópolis/SC - CEP 88020-300

secretaria@assima.com.br

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page